NALDOVELHO

ESPAÇO DEDICADO A POESIA

sábado, janeiro 13, 2007

QUEBRA-CABEÇA



NALDOVELHO

Vou mostrar como se faz: pegue um pedaço pequeno, são muitos os pequenos pedaços! Depois junte a ele outro pequeno pedaço, um que encaixe! E prossiga assim até encaixar todos estes pedaços. Pronto, já tem uma boa parte montada, toda feita de pequenos pedaços. São os nossos defeitos. Ainda bem que até aí não existem grandes pedaços, nós só temos pequenos defeitos, muitos na verdade! Porém nada muito pesado a ponto de nos impedir a jornada.

Depois, comece a encaixar os médios pedaços. Já não são tantos quanto os pequenos, sem dúvida, bem mais preciosos. São as nossas qualidades, jóias raras, apreciadas, que não se cansam de ser exaltadas. É importante enaltecermos as qualidades e ainda que não sejam tantas, já não são mais tão escassas e nos dão à noção da importância que um dia vamos ter. Encaixe-os com cuidado! Movendo-os com atenção, são pesados esses pedaços, difíceis de serem manejados. São muitas as responsabilidades que as qualidades costumam ter.

Pronto, agora que já tem duas partes montadas, é continuar o trabalho, e não perca tempo tentando encaixar defeitos e qualidades, são incompatíveis, não se complementam. São apenas partes importantes, integrantes de um todo, que chamamos de ser.

Agora, é trabalhar os contornos, grandes pedaços, que depois de encaixados, certamente, trarão sentido e coerência ao quebra-cabeça. Veja este pedaço! O nome dele é paixão, aquele outro se chama sensibilidade, também tem a tenacidade, a precaução, a inteligência, a percepção, a emoção, a coragem...

Veja aquele grupo de pedaços, são os nossos talentos, os nossos dons. Meu Deus quantos pedaços! Que não são defeitos, nem qualidades e que precisam ser manuseados na medida certa da compreensão.

Não tenha medo, é só trabalhar com cuidado, temos toda a existência para montar esse quebra-cabeça.

Viu, já está quase todo encaixado, mais um ou dois pedaços e estará todo montado. Fácil não!